Blog

23.06.2020 - Categoria: Direito previdenciário

Planejamento Previdenciário: quais o benefícios e importância de se ter um?

Todo mundo sonha com a aposentadoria dos sonhos, mas quase ninguém sabe que, sem um bom planejamento, a chances de você ter problemas, empecilhos ou até mesmo valores mais baixos que os esperados são enormes. Por isso, a importância de fazer um planejamento previdenciário.

O planejamento previdenciário tem o objetivo de minimizar os erros e agilizar a concretização do benefício. É um estudo para analisar quais são as possibilidades que o contribuinte possui e quais delas é mais vantajosa para ele.

Atualmente no Brasil, existem 3 tipos de aposentadoria voluntária: aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e aposentadoria por tempo especial. O sistema previdenciário e as regras que envolve os pedidos de aposentadoria são complexos e burocráticos.

Por isso, é importante que, chegada a hora de solicitar o benefício, o contribuinte esteja em dia com o recolhimento das contribuições e os documentos trabalhistas. E o mais importante, que ele já saiba quais são os seus direitos e o que vai receber quando se aposentar.

Quais as vantagens de se fazer um planejamento previdenciário?

Muitas vezes acontece de o contribuinte já ter o direito ao recebimento da aposentadoria e ter o benefício negado por falto de documentação que comprove as exigências cumpridas.

Por isso, todas as pessoas deveriam pensar no planejamento previdenciário como uma forma de ter tranquilidade no futuro. Ele assegura o acesso ao direito no tempo correto e com o valor adequado para cada caso.

Veja as vantagens de um bom planejamento:

– Simular e definir qual o melhor benefício para cada caso

– Identificar lacunas de contribuições que podem ser complementadas

– Avaliar se existem períodos que podem ser validados, que ainda não estão contemplados na contagem feita administrativamente pelo INSS

– Verificar a possibilidade da aposentadoria especial que necessite de apresentação de PPP e orientar quais documentos são necessários para completar o processo

– E é claro, identificar o tipo de aposentadoria que seja a mais vantajosa para o contribuinte.

Quando devemos começar o planejamento previdenciário?

O planejamento previdenciário pode ser realizado a qualquer tempo, mas o ideal é que ele comece o quanto antes.

A partir dos 30 anos, o contribuinte já pode organizar sua documentação e procurar ajuda de um profissional capacitado para realizar o planejamento. Dessa forma, ele terá tempo para ser organizar e obter a aposentadoria mais vantajosa possível.

Quanto antes você começar melhor!

Busque apoio de um profissional especializado em direito previdenciário e tenha a segurança e a tranquilidade de aposentar no momento certo, com o melhor benefício para o seu caso.

Ficou com alguma dúvida? Dra. Beatriz responde!
 e entre em contato pelo nosso WhatsApp